São conhecidas por diversos motivos: podem ser referidas como “feias”, “foleiras”, “pirosas”, no entanto há um charme que se repete todos os anos com as clássicas camisolas de Natal. Nos anos recentes, as famosas Ugly Christmas Sweaters têm-se tornado num fenómeno anual todos os anos perto da época da Consoada. A Andimar hoje explica-lhe o porquê de o “feio e foleiro” destas camisolas se tornar num fenómeno anual de Natal.

Ugly Christmas Sweaters: Camisolas de Natal Feias

Quem não adora as clássicas "Camisolas de Natal"?

Neste momento várias marcas de renome estão a trazer o charme estranho das camisolas de Natal de volta à vida. As “ugly sweaters” (“camisolas feias”, em tradução livre), vêm recheadas de todos os elementos a que associamos o Natal.

Quem não adora as clássicas "Camisolas de Natal"?

Tratam-se de peças recheadas de tudo um pouco: renas, bonecos de neve flocos de neve, Pais Natal, barretes, frases festivas e sobretudo com grandes doses de tecidos verdes, vermelhos e brancos. É uma mistura aberrante de vários elementos que não combinam, no entanto, porque são estas camisolas tão charmosas de certa forma?

A Nostalgia por detrás da Camisola

Quem não adora as clássicas "Camisolas de Natal"?

Grande parte do charme que faz parte destas peças peculiares tem a ver com o fator da Nostalgia. Quer em adultos quer em crianças não há dúvida de que as camisolas de Natal ajudam a associar e recordar a um período no qual era comum existirem ceias fartas , bem como a sensação de ter a casa cheia de familiares.

Nos Estados Unidos e no Reino Unido em particular as camisolas feias tornaram-se um fenómeno que transporta muitos adultos atualmente de volta para os anos 70, 80 e 90, nos quais estas peças estavam sempre presentes. Curiosamente, estas camisolas já existiam nos EUA desde o final do século XIX, mas foi nessas três décadas que o fenómeno realmente se fez sentir.

Ator Bill Cosby em “The Cosby Show”

Aliás foi o ator Bill Cosby que de certa forma originou este fenómeno graças ao “The Cosby Show”. No sitcom emitido durante os anos 80 e 90, a personagem Cliff Huxtable aparecia sempre com este tipo de camisolas, podendo-se dizer que foi a pessoa responsável pelo começo desta tendência.

Nostalgia e Conforto numa única peça

Naturalmente o fenómeno chegou a Portugal, tenho ganho vários adeptos destas camisolas que além de nostálgicas, também são bastante confortáveis. Apesar do Natal em 2020 ser sob circunstâncias diferentes, não há dúvida de que as camisolas feias de Natal são a peça ideal para quem for a passar o Natal sem ter um dress code rigoroso.

Quem não adora as clássicas "Camisolas de Natal"?

Nostálgicas e Confirtáveis, com estas camisolas tem muito por onde escolher: desde os tradicionais desenhos de renas, Pais Natal ou bonecos de neve, até modelos recheados de frases clássicas ou até com diversos personagens de desenhos animados.

Aproveite e espreite algumas das nossas peças para se colocar confortável para o Natal. Descubra a nossa Sweat Capuz Rena e a nossa Sweat Merry Christmas